:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: O caixa tucano foi condenado, você sabia?

terça-feira, março 14, 2006

O caixa tucano foi condenado, você sabia?

por Fábio Jammal Makhoul [14/3/2006]


Enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fazia pose de estadista e chamava a ética do PT de corrupta na capa da revista IstoÉ, uma pequena nota no pé da quinta e última página da seção “A Semana” passava facilmente despercebida até mesmo para os leitores mais atentos. Embaixo de três notas necrológicas, o pequeno texto informava: “Condenados a 11 anos de prisão pela 12ª Vara Federal do Distrito Federal o ex-presidente do Banco do Brasil Paulo César Ximenes e seis ex-diretores dessa instituição. Eles foram acusados de gestão temerária devido a irregularidades em empréstimos feitos à construtora Encol entre 1994 e 1995.

Na quarta-feira 1”. Assim como IstoÉ, a grande imprensa não deu muita bola para o caso. Veja, por exemplo, considerou a condenação de toda uma diretoria do maior banco público do país nada importante e não dedicou uma linha a respeito do assunto. Os sete condenados formavam a diretoria colegiada do Banco do Brasil entre 1995 e 1998, com Ximenes no comando da instituição. Período que coincide com o primeiro mandato de FHC. Eles foram condenados em primeira instância por nove atos que caracterizam crimes de gestão temerária e de desvio de crédito ao emprestar dinheiro para a construtora Encol, que faliu em seguida e prejudicou milhares de mutuários. Os acusados foram considerados responsáveis, entre outros crimes, por aceitar certificados de dívida emitidos ilegalmente pela construtora e por prorrogar sistematicamente operações vencidas e não pagas.(...)O homem-bomba A condenação de toda a diretoria colegiada do Banco do Brasil no primeiro mandato de FHC é a menor das preocupações do PSDB.

O mais atemorizante é que, entre os condenados, um personagem se destaca. Trata-se do já conhecido Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor da área internacional do banco.O economista ganhou notoriedade durante as privatizações promovidas por Fernando Henrique, especialmente nos casos da Companhia Vale do Rio Doce e do sistema Telebrás, dois dos maiores negócios do mundo. Em 1998, no episódio conhecido como “Grampo do BNDES”, Ricardo Sérgio foi destaque ao ser flagrado confessando como agiam ao costurar negócios para o leilão das teles: “no limite da irresponsabilidade”.Caixa das campanhas de José Serra (1990 a 1996) e de Fernando Henrique (1994 e 1998), Ricardo Sérgio está envolvido em denúncias que vão desde pequenos problemas com a Receita Federal até a suposta cobrança de uma propina de R$ 15 milhões do empresário Benjamin Steinbruch, para favorecê-lo no leilão da Vale e prejudicar os fundos de pensão dos funcionários de estatais. O empresário teria dito, à época, que estava convencido de que Ricardo Sérgio falava em nome do PSDB e decidiu pagar a propina.

(Leia a íntegra da matéria na edição 36 da revista Fórum - já nas bancas)

Interessante notar o silêncio da grande imprensa. O caixa de campanha tucano e ex-diretor do Banco do Brasil durante a gestão temerária de FHC, foi condenado a 11 anos de cadeia e ganhou apenas notas de rodapé nos grandes jornais e publicações semanais.

Por falar em silêncio da grande imprensa, como será que anda o assunto CAIXA DOIS TUCANO EM FURNAS? Está morto e enterrado? Cadê os deputados e senadores do PT para exigirem a investigação de mais esse esquema nebuloso daqueles que comandaram o governo mais corrupto do Brasil?
O povo quer saber.

João

2 Comments:

At 14/3/06 21:26, Blogger Douglas said...

Caro João, você não está contando as visitas em seu blog? Abraços

 
At 15/3/06 10:50, Blogger João said...

Douglas,

tive um problema com o Layout e perdi o contador. Vou reativá-lo.

abraço

 

Postar um comentário

<< Home