:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Busato ou Bussunda?

quarta-feira, abril 26, 2006

Busato ou Bussunda?

O presidente da OAB, Roberto Busato, concedeu entrevista à Folha de São Paulo condenando a declaração do presidente da CUT, João Felício, que acenou com uma reação dos movimentos sociais à tentativa de impeachment do presidente Lula.


A seguir trechos das falas do Sr Busato, retirados do Blog do tucano Josias , com comentários em vermelho feitos por este que vos escreve:


“o país não pode persistir nessa crise ética e moral que o vem assolando a praticamente dois anos. Nós temos que dar fim a isso.”
Para o Sr Busato, a crise ética e moral que vem assolando o país começou a apenas 2 anos. Os 8 anos anteriores de governo FHC, recheados de escândalos de grossos calibres, não representaram uma crise ética e moral para o homem forte da OAB. Provavelmente porque ganhou um cargo de ministro durante a gestão tucana, não é mesmo Sr Busato?
Aliás, as palavrinhas mágicas "ética" e "moral" novamente servem de pretexto para aqueles que planejam um golpe de estado, nesse caso um golpe branco. Foi assim em 1964, quando em favor da ética e da moral, os militares lançaram mão do golpe, aquele mesmo que Geraldo Alckmin chama carinhosamente de revolução.

"E talvez seja a maneira da Ordem contribuir para o país, examinando o impeachment e dizendo se é caso ou não é caso impeachment, para que se tente de uma vez por todas apaziguar a nação brasileira”.
Então, Sr Busato, quer dizer que a contribuição da OAB para apaziguar o país será a análise de um possível pedido de impeachment de um presidente legitimamente eleito com o maior número de votos da história e que de acordo com as pesquisas mantém sua popularidade, colocando-se como favorítissimo novamente ao pleito? É essa a contribuição de vossa entidade? Acenar com a possibilidade de destituir um presidente que detém grande aprovação popular? Ah Sr Busato, não subestime a inteligência do povo brasileiro. Todos sabemos que trata-se de uma tentativa de golpe branco que obviamente já naufragou antes de embarcar.

“Divisão é esse radicalismo inconseqüente de movimentos tidos como sociais mas que estão derivando de sua posição”
Movimentos tidos como sociais? Se não são movimentos sociais de fato, são o que Sr Busato? Organização terrorista? Máfia?
Ah, Sr Busato, faça-me o favor.

“A Ordem continua do mesmo lado em relação à sociedade brasileira, na sua luta a favor da ética, da moral."
Novamente as palavrinhas mágicas aparecem no discurso do Sr Busato. Gostaria de ver o mesmo empenho da OAB para analisar uma possível inelegibilidade do ex-governador Geraldo Alckmin que só tomou "banho de ética" depois de ter se enlameado na sua desastrosa gestão no estado de São Paulo. Que tal a OAB emcampar mais essa luta nessa maravilhosa cruzada a favor da ética e da moral?

"A reação radical dos movimentos sociais apenas coloca mais fervura dentro desse caldeirão que é a crise política brasileira”
Mas será que o Sr Busato estava esperando uma salva de palmas e queima de fogos de artifício? Uma entidade que vem a público sugerir o impeachment de um presidente com 44% de intenções de voto para se reeleger, ainda tem "coragem" de reclamar de uma reação radical dos movimentos sociais? Talvez ele também tenha achado um absurdo a "reação radical dos movimentos sociais" venezuelanos que foram às ruas defender o mandato do seu presidente eleito.

O presidente da OAB recomenda aos líderes da CUT, do MST e da UNE, entidades “que não têm tanta história como a Ordem, que olhem para trás e vejam a história da Ordem"
Entidades como CUT, MST e UNE são entidades importantes que representam parcelas consideráveis da população brasileira. A OAB também é uma entidade importante e tem sua representatividade. Agora, querer ficar comparando "história" dessas entidades é no mínimo ridículo. Como se isso representasse uma maior importância de uma em relação a outra.
O Sr Busato é mesmo um sujeito admirável. Ele simplesmente inventou uma escala de importância histórica de entidades representativas da sociedade civil.

Segundo Busato, a análise do impeachment será feita “sem qualquer intenção político-partidária".
Ah tá. E eu sou o coelhinho da páscoa.
Esse Busato está mais para Bussunda. Um piadista nato.

João