:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: O discurso da oposição

quinta-feira, abril 20, 2006

O discurso da oposição

por Eduardo Guimarães

Refleti muito sobre o discurso com que a oposição tucano-pefelista parece pretender vencer a eleição presidencial e cheguei à conclusão de que se persistir nele Lula já pode comemorar a reeleição desde já. Claro que os que discordam de mim dirão que sou apenas um petista fanático, apoiador de corruptos, que estou sendo pago pelo PT blablablá, blablablá etc e tal. Mas a você, simpatizante ou militante oposicionista, quero propor uma reflexão: o que é que a oposição está propondo ao país para que vote nela?

Afaste-se de suas paixões por um minuto, seja você oposicionista ou situacionista, e coloque-se no lugar de quem só está preocupado com o que vai acontecer com sua vida sob o próximo governo. Não estou falando de pessoas da classe média para cima e sim daqueles que as políticas públicas afetam mais diretamente, ou seja, da maioria absoluta dos brasileiros que luta dia a dia para sobreviver e que só se preocupa com a realidade de como está ou poderá ficar o país e não com os belos e inflamados discursos oposicionistas sobre "ética", "banho de ética", "chuva de ética" etc. Que você acha que essas pessoas esperam ouvir dos que lhes pedem o voto?

Se você não tivesse paixões políticas tão arraigadas, caro oposicionista amador ou profissional, acreditaria que num eventual governo dos que estiveram no poder desde sempre até 2002 a corrupção seria banida? Ou será que você esperaria ouvir dos candidatos a presidente como lhe poderiam melhorar a vida?

A mim parece inevitável que a maioria irá comparar a vida que leva hoje com a que levava até antes de Lula chegar ao poder. Essa é a questão. Assim, a oposição, se quiser vencer a eleição presidencial, precisará convencer o eleitorado de que ele está vivendo pior hoje do que na época em que ela estava no poder. Podem até dizer que naquele tempo havia crise internacional e que hoje o mundo está uma maravilha, mas suspeito de que não vai colar. Mas é claro que se o governo Lula for tão ruim quanto diz a oposição, ela não terá com o que se preocupar... Em resumo: em minha opinião, a realidade atual do brasileiro não poderá ser fabricada. O resultado da eleição presidencial dependerá de como este povo está percebendo sua situação. E, só para consolar a oposição, não acho que a situação está essa maravilha toda. Assim, em lugar de ficar vociferando inverossímeis discursos sobre ética acho que a oposição deveria tratar de propor alguma coisa para o eleitorado. O tempo para fazê-lo está passando.

http://edu.guim.blog.uol.com.br/