:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Declaração de Gilberto Gil

segunda-feira, outubro 23, 2006

Declaração de Gilberto Gil

"O Ministério da Cultura foi, na cultura, a cara do governo Lula, este governo que, por sua vez, tem a cara do Brasil e dos brasileiros."

"Este governo resgatou o Ministério da Cultura da inoperância, do isolamento e do elitismo em que se achava. O papel do MinC foi revisto, assim como sua estrutura e orçamento. O MinC ganhou um protagonismo inédito e ampliou o seu campo de atuação, incluindo as questões centrais da cultura na agenda do governo e da sociedade brasileira."

"O governo Lula dobrou os recursos orçamentários do MinC e das leis de incentivo, democratizou o acesso e criou novas formas de financiamento. Os investimentos em cultura bateram recordes históricos em todas as regiões do país e em todos os segmentos culturais. Hoje, temos um ministério que formula e realiza políticas públicas efetivas de estímulo à cultura e que trata a cultura como um agente do desenvolvimento do Brasil."

"Uma das grandes inovações do MinC foi tratar as atividades culturais também como atividades econômicas. O vigor, a diversidade e a alta qualidade de nossa produção cultural confirmam a vocação do Brasil para tornar a economia da cultura um dos motores do nosso desenvolvimento. Atualmente, a cultura já responde por 5% dos empregos formais do País e estima-se que represente 5% do PIB nacional."

"Por isso, e pelo sem-número de avanços e conquistas em outras áreas, Lula merece o segundo mandato. Fomos ambiciosos e fizemos a primeira colheita. Mas podemos ir além. Devemos transformar as mudanças em curso no mundo em oportunidades de desenvolvimento. Nossa cultura é o que legitima o direito de propriedade sobre o território que habitamos. O MinC foi, na cultura, a cara do governo Lula, este governo que, por sua vez, tem a cara do Brasil e dos brasileiros. Lula é muitos! Vamos à luta!"

Gilberto Gil é cantor, compositor e ministro da Cultura do governo Lula. O texto acima é composto por trechos de pronunciamento feito no Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro, em encontro de artistas e intelectuais em apoio à reeleição do presidente Lula.


(Leia a íntegra do pronunciamento).

http://rededalegalidade.blog.uol.com.br/