:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Desqualificando o voto dos eleitores

quinta-feira, agosto 31, 2006

Desqualificando o voto dos eleitores

O hot site especial sobre Eleições, do UOL, trazia na noite de ontem, às 20h52, uma enquete com a seguinte chamada: "Vitória no primeiro turno: é boa ou má para o país?". A chamada estava na primeira página do UOL, depois da divulgação do último resultado da pesquisa Datafolha, em que Lula ganha no primeiro turno, com 50% dos votos. O interessante é a formulação das respostas da enquete. Se a pessoa quisesse votar, encontrava as seguintes opções:

Sim. Em um sistema em que o presidente é obrigado a governar por meio de alianças, tanto faz eleger Lula ou Alckmin, inclusive porque ambos têm programas de governo semelhantes. Lula já está no Planalto e sua reeleição não fará o país parar para ver mudanças em cargos de confiança ou novidades nos índices da economia.

Não. Reeleger Lula em primeiro turno significa dar carta branca para os desmandos deste governo. Vale lembrar que o Procurador Geral da República definiu a turma do PT que foi pega no mensalão como sendo uma "quadrilha".

Em termos. Mas já que é para reeleger Lula, como tudo indica, então que seja no primeiro turno, assim a gente não tem de perder tempo indo votar de novo.

Pelos termos colocados pelo UOL, todas as alternativas são ruins. Não consideram que a vitória no primeiro turno poderá ser benéfica para o país porque Lula é a melhor alternativa para 50% do eleitorado, que não tem dúvidas sobre quem quer eleger. A enquete desqualifica a escolha dos eleitores. E era tão despropositada que não permaneceu no ar, no índice do site.

Blog do Zé Dirceu