:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: O ponteiro da desigualdade social move-se pela primeira vez

terça-feira, julho 11, 2006

O ponteiro da desigualdade social move-se pela primeira vez

por Emir Sader, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj

O governo Lula produziu uma melhora considerável na classificação econômica dos eleitores a partir de 2003, diz pesquisa Datafolha, publicada pela Folha. Segundo esse levantamento, cerca de 6 milhões de eleitores saíram da classe D/E, sendo que a maioria deles migrou para a C.

DUAS PESQUISAS IMPORTANTES
As manchetes da Folha de São Paulo e do Globo deste domingo falam sobre a transferência de 6 ou 7 milhões de brasileiros para a classe média. O governo Lula produziu uma melhora considerável na classificação econômica dos eleitores a partir de 2003, diz pesquisa Datafolha, publicada pela Folha. Segundo esse levantamento, cerca de 6 milhões de eleitores saíram da classe D/E, sendo que a maioria deles migrou para a C. A manchete do Globo afirma: “Sete milhões de pessoas sobem para classe média”. Segundo a matéria, mais de dois milhões de famílias brasileiras conseguiram ascender na pirâmide do consumo este ano e chegaram a classe média, o que representa cerca de sete milhões de pessoas.As duas pesquisas oferecem três questões importantes para debate:


a) Para a direita: como propor “desenvolvimento, emprego e renda”, melhor do que isso? Pela primeira vez se altera o ponteiro da desigualdade social no Brasil;


b) Para os críticos de esquerda: como são possíveis políticas sociais de efeito tão significativo, sem mudar a política econômica?


c) Para o governo: esgotou-se a forma de melhoria social, sem mudar significativamente a política de emprego (que, na situação atual, gera mais emprego formal, mas de muito baixo nível).


Emir Sader, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj

4 Comments:

At 11/7/06 15:46, Anonymous Anônimo said...

É incrível como o PT acabou, antes era "O Partido onde o importante eram as idéias" agora está resumido à pessoa do Lula.

 
At 12/7/06 20:31, Anonymous Anônimo said...

O PT acabou prá voce cara-pálida!

 
At 13/7/06 22:40, Blogger Miriam Regina said...

O PT, está mais vivo do que nunca, o que graças a Deus está acabando são os falsos petitas, que infiltraram-se no partido apenas para chegarem ao poder,como a insuportavel Heloisa Helena & Cia. Ltda.

 
At 16/7/06 12:05, Anonymous Anônimo said...

Sempre me admirei com a capacidade que as pessoas tem para encontrar justificativas para qualquer coisa, especialmente aquelas coisas em que acreditam cega e religiosamente.
A maioria dos petistas são assim, não querem admitir que o partido os enganou vendendo a imagem da honestidade.
A arrogância dos petistas só era comparada à do collor, mas a desonestidade e corrupção ultrapassou a delle em muito.
Infelizmente, as pessoas só vêem o que querem enxergar.

 

Postar um comentário

<< Home