:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: ‘Este reajuste é politiqueiro’

terça-feira, julho 11, 2006

‘Este reajuste é politiqueiro’

Chamando de politiqueira a decisão do Congresso de conceder reajuste de 16,67% para os aposentados que ganham acima de um salário-mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou sua decisão de vetar o aumento ontem, durante almoço no Itamaraty, afirmando que não pode se preocupar com um eventual desgaste eleitoral. Para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário-mínimo, a proposta do governo é de um reajuste de 5%.

-Eu não posso ficar preocupado com problemas político-eleitorais. Tenho que ter responsabilidade orçamentária, e não há recursos no Orçamento para este reajuste — disse Lula, referindo-se ao gasto extra de R$ 7 bilhões que o reajuste de 16,67% para todos os aposentados provocaria nas contas do Tesouro só este ano.

“Os aposentados nem reivindicaram”
Evitando demonstrar preocupação com um eventual desgaste eleitoral decorrente do veto, o presidente Lula recordou que o aumento do salário-mínimo para R$ 350, que representa um reajuste real de 13%, foi negociado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com todas as centrais sindicais. Da mesma forma que o reajuste de 5% foi resultante de acordo do Ministério da Previdência com diferentes associações de aposentados.

-De repente as pessoas lá no Congresso resolveram incluir coisas impossíveis na medida, como este aumento. Elas conhecem o Orçamento, sabiam o que estavam fazendo. Este reajuste é tão politiqueiro que nem os aposentados reivindicaram. Eu tinha que vetar, tenho que ter responsabilidade, a Previdência já tem um rombo muito grande — afirmou Lula, após almoço oferecido ao presidente de Gana, John Agyekum Kufuo.”

http://nogueirajr.blogspot.com/