:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: BNDES retoma função social

quarta-feira, junho 21, 2006

BNDES retoma função social

O deputado Mauro Passos (PT-SC) fez nesta terça-feira (20), em plenário, um comparativo entre as atuações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em sua avaliação, sob a gestão Lula o banco está retomanto sua ação social.

O BNDES completa nesta terça-feira 54 anos de criação. Procurei mostrar que entre tantas diferenças entre as duas gestões, a atuação do BNDES é uma das mais visíveis. O banco, no governo passado, foi o braço de todo o programa nacional de privatização e utilizou muitos recursos para beneficiar poucos clientes”, criticou. Segundo ele, houve ainda o agravante de que esses clientes, em geral, eram investidores estrangeiros “atraídos pelo dinheiro fácil que o BNDES permitia para cumprir as metas estabelecidas por FHC no programa de privatização”, disse.

Empresas como AES e a Ligth (comprada pela EDF francesa e vendida em seguida) têm dívidas consideráveis com o banco para financiarem as privatizações”, afirmou.

Hoje, segundo o deputado, “o contexto é outro”. “O banco volta a ter seu papel de banco de fomento e desenvolvimento, privilegiando empréstimos pulverizados que chegam a micro e pequenos empresários que foram excluídos nos anos anteriores de acesso a suas carteiras de crédito. Esse é um avanço significativo”, afirmou.

Agência Informes (
www.informes.org.br)