Cadê a "Lista de Furnas" na mídia?
Depois da revista Carta Capital dar destaque ao caso "Lista de Furnas", procurei ontem e hoje mais notícias sobre o escândalo que envolve caciques tucanos e pefelês, incluindo nomes do calibre de Serra e Alckmin. Como já esperava, nada encontrei a respeito do assunto. Os jornalões, assim como os informativos noturnos na televisão, simplesmente ignoram por completo a farra tucana com o dinheiro público. Encontrar uma notícia sobre o assunto é uma missão árdua, pois quando ela é dada, geralmente está escondida em algum cantinho, com poucas linhas, como se a presença na lista de um dos candidatos à Presidência da República como beneficiário do desvio de verbas de uma estatal, não fosse o suficiente para merecer grande destaque.
Incrível como uma simples suspeita sobre o PT é sempre tratada com ares de escândalo, gerando capas acusatórias em todas as revistas e jornais, charges, piadas, editoriais agressivos e etc. Agora, um caso comprovadíssimo de desvio de recursos públicos para o custeamento das campanhas tucanas é tratado pela grande imprensa de forma tímida, com pouca importância. Isso quando o assunto é citado, pois para maioria dos veículos de imprensa o caso "Lista de Furnas" simplesmente não existe ou não passa de uma lenda petista. Agora que o caso está comprovado eu me pergunto - Cadê a mídia histérica bradando pela ética no país? Cadê a insatisfação da tal "opinião pública" que a imprensa se julgou porta-voz? Cadê o Sr Arnaldo Jabor chamando o PSDB de quadrilha de assaltantes dos cofres públicos?
Na época em que a lista foi divulgada, a maioria dos órgãos de imprensa praticamente decretaram que os documentos haviam sido falsificados e enterrou-se o assunto de vez. Agora a PF comprova a autenticidade do documento e confirma a "precipitação" (para não dizer má-fé) de toda a imprensa e dos políticos oposicionistas que desqualificaram a lista ao compará-la com o antigo caso das "Ilhas Cayman".
Já digo de antemão que esse assunto não vai dar em nada, apesar de ser suficiente para tornar Geraldo Alckmin inelegível. Também já antecipo que a mídia não vai dizer que "tudo acabou em pizza", não vai falar sobre o descontentamento da "opinião pública" e não vai comemorar o 1º ano do escâdalo de Furnas como fizeram com o famigerado e muito mal explicado "mensalão".
Cobertura dos portais
Procurei também nos principais portais algo sobre a Lista de Furnas. Na Folha Online, para variar, praticamente todas as notícias em destaque criticam direta ou indiretamente o governo. Os principais assuntos: eleições, sem-terra, CPI dos Bingos.
Lista de Furnas? Nada.
No portal do Estadão segue-se a mesma linha: eleições, sem-terra e CPI dos Bingos.
Lista de Furnas? Nada.
E no Globo Online? Adivinha: eleições, sem-terra e CPI dos Bingos. Neste portal ainda existe a "Rádio Mensalão" para lembrar um ano de CPI.
Lista de Furnas? Nada.
É mole? E ainda dizem que temos mania de perseguição.
João
10 Comments:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
É MESMO A CPI DO MENSALÃO!!!!
-COMO É DE COSTUME DO POVO EU TAMBÉM JÁ IA ESQUECENDO...
E O CASO DO CASEIRO ??? ...
Parabéns Cícero. Vejo que o seu português está cada dia melhor.
Pela primeira vez você foi capaz de escrever um comentário sem nenhum erro ortográfico. Claro que está pessimamente escrito, mas já é um grande avanço.
GRAÇAS A VOCÊ JOÃO, OBRIGADO PELAS DICAS.
Parabéns pela evolução, Cícero.
E obrigado pelos risos que você têm proporcionado aos leitores desse blog.
Mariana
Recife-PE
Esse governo é fogo, tudo desaparece, pessoas desdizem o que disse, os deputados que confessaram ter participado do mensalão não são cassados, e por aí vai.
A cada dia que se passa, vejo como valorizo meu voto, votando nulo numa tentativa de provocar uma mudança, nesse País, que cada dia vai afundando ainda mais.
Infelizmente a mídia também está do lado do governo, e não mostra todos os fatos. Por isso não assisto TV, “mentir sozinho eu sou capaz”.
Se tiver algum erro de português F******, eu não ligo, o que adianta ter uma das mais belas linguas do mundo, sendo que a maoria da ppulação não sabe usá-la corretamente !!!
È um absurdo, uma notinha insignificante sobre furnas, e quanto as cpis do palco politico, todos os holofotes!
A direita e seus serviçais não conseguem sequer esboçar um argumento sem ficar repetindo a ladainha da "opinião pública" empresarial. Ao repetirem os chavões criados pelos corruptos históricos, como ACM, Roberto Jefferson, Bornhausen, FHC e os traidores que doaram o patrimônio brasileiro, os serviçais definem suas posições na luta de classes. Eu não sei, e nem me interessa saber se esses boçais pertencem ou não às quadrilhas que servem a classe dominante. O que me interessa, e muito, é utilizar suas manifestações como exemplos de incapacidade de expressão política e deficiência na crítica das leituras que raramente devem fazer (a julgar pelos textos, a fonte deve ser a mesma).
Na noite de terça-feira, dia 20/06, o senador Arthur Virgílio, do PSDB subiu à tribuna do Senado para "exigir" que o Ministro Márcio Thomaz Bastos fosse a público, no prazo de 24 horas, para desmentir o laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal que autenticou como verdadeira a assinatura de Dimas Toledo e que não houve montagem na "lista de Furnas". Caso contrário "ele vai ver o que é bom prá tosse".
Será que ela a mídia, que segundo o cidadão aí em cima está do lado do governo, vai dar alguma notícia indignada sobre essa pouca-vergonha?
Não só estão fazendo operação abafa com estão querendo desacreditar a lista de novo!
http://oglobo.globo.com/jornal/colunas/panpol.asp
Postar um comentário
<< Home