:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Cadê a "Lista de Furnas" na mídia?

terça-feira, junho 20, 2006

Cadê a "Lista de Furnas" na mídia?

Depois da revista Carta Capital dar destaque ao caso "Lista de Furnas", procurei ontem e hoje mais notícias sobre o escândalo que envolve caciques tucanos e pefelês, incluindo nomes do calibre de Serra e Alckmin. Como já esperava, nada encontrei a respeito do assunto. Os jornalões, assim como os informativos noturnos na televisão, simplesmente ignoram por completo a farra tucana com o dinheiro público. Encontrar uma notícia sobre o assunto é uma missão árdua, pois quando ela é dada, geralmente está escondida em algum cantinho, com poucas linhas, como se a presença na lista de um dos candidatos à Presidência da República como beneficiário do desvio de verbas de uma estatal, não fosse o suficiente para merecer grande destaque.

Incrível como uma simples suspeita sobre o PT é sempre tratada com ares de escândalo, gerando capas acusatórias em todas as revistas e jornais, charges, piadas, editoriais agressivos e etc. Agora, um caso comprovadíssimo de desvio de recursos públicos para o custeamento das campanhas tucanas é tratado pela grande imprensa de forma tímida, com pouca importância. Isso quando o assunto é citado, pois para maioria dos veículos de imprensa o caso "Lista de Furnas" simplesmente não existe ou não passa de uma lenda petista. Agora que o caso está comprovado eu me pergunto - Cadê a mídia histérica bradando pela ética no país? Cadê a insatisfação da tal "opinião pública" que a imprensa se julgou porta-voz? Cadê o Sr Arnaldo Jabor chamando o PSDB de quadrilha de assaltantes dos cofres públicos?

Na época em que a lista foi divulgada, a maioria dos órgãos de imprensa praticamente decretaram que os documentos haviam sido falsificados e enterrou-se o assunto de vez. Agora a PF comprova a autenticidade do documento e confirma a "precipitação" (para não dizer má-fé) de toda a imprensa e dos políticos oposicionistas que desqualificaram a lista ao compará-la com o antigo caso das "Ilhas Cayman".

Já digo de antemão que esse assunto não vai dar em nada, apesar de ser suficiente para tornar Geraldo Alckmin inelegível. Também já antecipo que a mídia não vai dizer que "tudo acabou em pizza", não vai falar sobre o descontentamento da "opinião pública" e não vai comemorar o 1º ano do escâdalo de Furnas como fizeram com o famigerado e muito mal explicado "mensalão".

Cobertura dos portais
Procurei também nos principais portais algo sobre a Lista de Furnas. Na Folha Online, para variar, praticamente todas as notícias em destaque criticam direta ou indiretamente o governo. Os principais assuntos: eleições, sem-terra, CPI dos Bingos.
Lista de Furnas? Nada.























No portal do Estadão segue-se a mesma linha: eleições, sem-terra e CPI dos Bingos.
Lista de Furnas? Nada.




















E no Globo Online? Adivinha: eleições, sem-terra e CPI dos Bingos. Neste portal ainda existe a "Rádio Mensalão" para lembrar um ano de CPI.
Lista de Furnas? Nada.




É mole? E ainda dizem que temos mania de perseguição.

João

10 Comments:

At 20/6/06 15:29, Blogger CA®I0CA said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 20/6/06 15:30, Blogger CA®I0CA said...

É MESMO A CPI DO MENSALÃO!!!!
-COMO É DE COSTUME DO POVO EU TAMBÉM JÁ IA ESQUECENDO...
E O CASO DO CASEIRO ??? ...

 
At 20/6/06 15:36, Blogger João said...

Parabéns Cícero. Vejo que o seu português está cada dia melhor.

Pela primeira vez você foi capaz de escrever um comentário sem nenhum erro ortográfico. Claro que está pessimamente escrito, mas já é um grande avanço.

 
At 20/6/06 15:52, Blogger CA®I0CA said...

GRAÇAS A VOCÊ JOÃO, OBRIGADO PELAS DICAS.

 
At 20/6/06 15:57, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela evolução, Cícero.

E obrigado pelos risos que você têm proporcionado aos leitores desse blog.

Mariana
Recife-PE

 
At 20/6/06 18:01, Anonymous Anônimo said...

Esse governo é fogo, tudo desaparece, pessoas desdizem o que disse, os deputados que confessaram ter participado do mensalão não são cassados, e por aí vai.
A cada dia que se passa, vejo como valorizo meu voto, votando nulo numa tentativa de provocar uma mudança, nesse País, que cada dia vai afundando ainda mais.
Infelizmente a mídia também está do lado do governo, e não mostra todos os fatos. Por isso não assisto TV, “mentir sozinho eu sou capaz”.

Se tiver algum erro de português F******, eu não ligo, o que adianta ter uma das mais belas linguas do mundo, sendo que a maoria da ppulação não sabe usá-la corretamente !!!

 
At 21/6/06 01:44, Anonymous Anônimo said...

È um absurdo, uma notinha insignificante sobre furnas, e quanto as cpis do palco politico, todos os holofotes!

 
At 21/6/06 03:07, Anonymous Anônimo said...

A direita e seus serviçais não conseguem sequer esboçar um argumento sem ficar repetindo a ladainha da "opinião pública" empresarial. Ao repetirem os chavões criados pelos corruptos históricos, como ACM, Roberto Jefferson, Bornhausen, FHC e os traidores que doaram o patrimônio brasileiro, os serviçais definem suas posições na luta de classes. Eu não sei, e nem me interessa saber se esses boçais pertencem ou não às quadrilhas que servem a classe dominante. O que me interessa, e muito, é utilizar suas manifestações como exemplos de incapacidade de expressão política e deficiência na crítica das leituras que raramente devem fazer (a julgar pelos textos, a fonte deve ser a mesma).

 
At 21/6/06 22:12, Blogger Clarice said...

Na noite de terça-feira, dia 20/06, o senador Arthur Virgílio, do PSDB subiu à tribuna do Senado para "exigir" que o Ministro Márcio Thomaz Bastos fosse a público, no prazo de 24 horas, para desmentir o laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal que autenticou como verdadeira a assinatura de Dimas Toledo e que não houve montagem na "lista de Furnas". Caso contrário "ele vai ver o que é bom prá tosse".

Será que ela a mídia, que segundo o cidadão aí em cima está do lado do governo, vai dar alguma notícia indignada sobre essa pouca-vergonha?

 
At 22/6/06 20:05, Anonymous Anônimo said...

Não só estão fazendo operação abafa com estão querendo desacreditar a lista de novo!

http://oglobo.globo.com/jornal/colunas/panpol.asp

 

Postar um comentário

<< Home