:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Moralismo seletivo

terça-feira, outubro 03, 2006

Moralismo seletivo

por Soninha Francine

(...)falando como cidadã-eleitora-contribuinte, é assombroso ver os quatro deputados federais mais votados por São Paulo: 739.827 pessoas escolheram Maluf como seu representante no Congresso; também do seu partido (PP), Celso Russomano recebeu 573.524 votos. Juntos, eles quase alcançam a votação de Christovam Buarque para a presidência (2.538.844), contados os votos do país todo). Se somar os votos do Clodovil (493.951) e do Enéas (386.905), os parlamentares ficam com 2.193.207. Quer dizer, enquanto muita gente fez questão de dizer que não votava em mim porque eu fazia parte de uma “quadrilha”, o PP, que teve treze deputados acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias, entre mil outros problemas, elegeu os dois deputados mais votados do estado. Sem falar em biografia, ou ficha corrida...

Eu tive de responder um milhão de perguntas sobre corrupção. Ler dois milhões de colunas graves ou debochadas, cartas veementes, emails agressivos e ofensivos, reportagens, títulos escandalosos, montagens fotográficas, etc. E claro que teria – não queria que o PT tivesse tolerância de ninguém quando fosse acusado de corrupção. Mas quem é do PP não precisa se preocupar muito com isso, né? Não vi ninguém dizendo “Se não começar com 11, tá bom” (referindo-se ao número dos candidatos). Mas com “13” na frase eu ouvi.

“A ética vencerá a corrupção”, diz um candidato (Geraldo Alckmin, PSDB). O que ele quer dizer com essa frase? Lula vai perder e ele vai ganhar. A corrupção ganhou uma cor, um símbolo, um rosto, como se todos os outros, inclusive os tucanos, estivessem imunes a isso. Talvez eles tenham encontrado uma vacina e não queriam compartilhar com ninguém... A gente tem (e tem MESMO) de discutir a corrupção no PT, mas porque ninguém, fora os petistas (e, eventualmente, o PSOL, embora eles prefiram alvejar o PT), discute a corrupção nos outros partidos?

Posso ficar rouca de tanto falar, com tendinite de tanto escrever, que a leitura será sempre a mesma: quem não é petista dirá que é só uma petista querendo defender o partido e que por isso acusa os demais. Não é; não sou. Não quero defender o partido de nenhuma acusação justa, como a condenação absoluta da Operação Tabajara. Só das injustas, precipitadas, exageradas, distorcidas. E não quero acusar ninguém em bloco -- a não ser de brutal desinteresse, por parte dos partidos, em fazer auto-exame, auto-crítica, auto-questionamento e vigilância.
Faz três dias que não consigo dormir mais de três horas por noite, numa mistura de cansaço, ansiedade e tristeza. Precisava escrever mas não vou ter ânimo para reler agora. Espero que esteja compreensível. O resto – ainda falta tanto – escrevo depois.

Leia na íntegra.

5 Comments:

At 3/10/06 18:13, Anonymous Anônimo said...

É Soninha, isso tudo porque eles se julgam letrados, inteligentes, os que sabem tudo. A essas acusões sem sentido eles dão o nome de ética. Jogaram no colo do PT até o escândalo dos sanguessugas, do qual, s.m,.j, J.Serra fazia parte.
Agora é ajudar Lula e pensar nas próximas. Um abraço

 
At 3/10/06 18:14, Anonymous Anônimo said...

Alguém pode informar por qeu é impossivel postar no blog "Amigos do Presidente Lula"?

 
At 3/10/06 19:02, Anonymous Anônimo said...

Folha de São Paulo


Governo inglês divulga plano para privatizar a Amazônia
DA REDAÇÃO

O governo inglês, por meio de David Miliband, secretário de Meio Ambiente britânico, divulgou na semana passada no México um plano para transformar a floresta amazônica em uma grande área privada. O anúncio foi feito em um encontro realizado na cidade de Monterrey, segundo informou o jornal "Daily Telegraph". O evento reuniu os governos dos 20 países mais poluidores do mundo.
A proposta inglesa, que conta com o aval do primeiro-ministro Tony Blair, visa a proteger a floresta, segundo Miliband. O próprio político admitiu que a idéia está em seu estágio inicial e que será preciso discutir as questões de soberania da região com o Brasil. O plano prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam então comprar árvores da floresta.

Com a volúpia do PSDB em "Doar" as riquezas brasileiras, é cair a sopa no mel. PSDB ganhou, a amazônia é vendida na hora.

 
At 3/10/06 20:26, Anonymous Anônimo said...

Soninha, o texto está ótimo e bastante esclarecedor. Concordo com você. Agora é bola prá frente.

Para quem votou em HH ou Cristóvam:


Amigo, tudo bem que tenhas votado em HH ou Cristóvam. A esquerda se dividiu no primeiro turno. Até trocamos farpas, não é? Coisa de disputa eleitoral. Deixa isso prá lá. O momento é de união. Reunião. Esquerda dividida, direita unida. A direita não tem mas nada a arregimentar pois que já estava unida no primeiro turno, desde o PRG, o Partido da Rede Globo até o PJE, o Partido da Justiça Eleitoral sob a presidencia da cruela, a Rapunzel com suas longas tranças gritando "meus grampos" meus grampos! Sobe Chuchu 69!!! Chuchu não é que me enviaram ameças de morte por telefone. Chuchu 69: cadê o email. Rapunzel: apaguei Chuchu69 para não deixar provas da minha trama."Deixa isso prá lá. Caro amigo eleitor de HH e Cristovam, não vês que a direitona está unida até os dentes? Amigo, amiga, preste bem a atenção nestas palavras e pense. Pense. Pense."Tamanho é o impacto da eleição de Lula a Presidência da República do Brasil, que este úm dos poucos eventos do começo do século 21 que dá esperança para o resto deste século." Historiador inglês Eric Hobsbawn, no jornal Gazeta Mercantil, 2/10/2006

 
At 4/10/06 23:23, Anonymous Anônimo said...

MORALISMO SELETIVO E MEIAS VERDADES!

 

Postar um comentário

<< Home