:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Para a maioria do povo, Lula é melhor que FHC

terça-feira, agosto 08, 2006

Para a maioria do povo, Lula é melhor que FHC

Nas análises a respeito das últimas pesquisas realizadas pelo Ibope, pouco destaque se deu a um número importantíssimo que representa a percepção do eleitorado de que o Brasil mudou para melhor durante o governo Lula.

A pesquisa revela que uma considerável parcela da população considera o governo do operário Lula melhor que o do sociólogo FHC. Mais da metade dos brasileiros, 54%, acredita que o governo petista é melhor que o governo tucano; 23% consideram os governos iguais; e apenas 20% acreditam que o governo atual é pior que o de FHC.

Na minha opinião, essa parte da pesquisa é a de maior relevância para analisarmos a conjuntura política atual, pois coloca os dois principais projetos políticos do país sob a análise comparativa da população. A comparação é o melhor instrumento de análise dentro de um cenário polarizado por duas forças políticas importantes, por isso eu estranho a maioria dos telejornais e jornais impressos não darem o mínimo destaque ao resultado desse duelo. Apenas citaram os números da corrida presidencial. Essa comparação é fundamental, pois a atual disputa eleitoral está sendo liderada por representantes do governo atual e do anterior. Obviamente que o mais correto seria comparar os dois governos em um mesmo período de mandato, mas mesmo assim não deixa de ser um termômetro importante. É bom levar em conta também que existe uma tendência do eleitorado em sempre considerar a situação atual pior que a anterior.

Após 8 anos de governo FHC e 4 anos de governo Lula, a população foi consultada e a maioria prefere o governo petista. Os tucanos não se conformam, mas essa eles perderam. O PT vai querer comparar os governos durante a campanha. O PSDB vai fugir desse duelo como o diabo foge da cruz. É esse medo da comparação que faz o PSDB esconder o príncipe dos sociólogos durante todas as campanhas tucanas.

João