:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Força do Povo: Movimento Negro faz grande ato de apoio a Lula no sábado

quinta-feira, agosto 10, 2006

Força do Povo: Movimento Negro faz grande ato de apoio a Lula no sábado

O próximo sábado (12) será marcado por uma grande manifestação nacional do movimento negro em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estão programados vários atos em 14 pontos do país.

O principal deles será em Salvador, na Bahia, que terá a presença de Lula. Está programada uma grande concentração no bairro Campo Grande, com blocos, casas de candomblé e movimentos sociais, a partir das 9h. De lá os manifestantes seguirão para a praça Castro Alves, onde deverá acontecer um grande comício do presidente e do ex-ministro Jaques Wagner, candidato do PT ao governo da Bahia.

Sônia Leite, secretária nacional de Combate ao Racismo do PT, explica que a data e o local não foram escolhidos aleatoriamente. Foi na capital baiana, em 12 de agosto de 1798, que eclodiu a chamada Revolta dos Alfaiates, movimento que pregava a independência do Brasil de Portugal, nos moldes da Inconfidência Mineira.

“A diferença é que, na Bahia, ao contrário de Minas, houve um grande envolvimento das classes populares”, explica ela, lembrando que a repressão que se seguiu atingiu apenas os negros.

Segundo Sônia, o ato pró-Lula será prestigiado por figuras de destaque da comunidade negra, como a ex-ministra Benedita da Silva e a cantora Leci Brandão, além da presença confirmada do bloco Ilê Aiê.

“O engajamento do Ilê Aiê na campanha de reeleição do presidente é uma bela surpresa. Isso é muito importante porque, na Bahia, o bloco é um balizador de opinião das classes populares”,
afirmou.

Confira abaixo os demais pontos de manifestação pelo país:

São Paulo
Caminhada e panfletagem no Centro da cidade

Campinas (SP)
Panfletagem

Vale do Paraíba (SP)
Panfletagem

Araraquara (SP)
Panfletagem

Rio de Janeiro
Panfletagem no Largo da Carioca, Caminhada da Alfândega até o Campo de Santana e panfletagem nas barcas Rio/Niterói

São Luiz (MA)
Panfletagem na praia Ponta da Areia

Belo Horizonte (MG)
Panfletagem em frente ao Paço Municipal

Porto Alegre (RS)
Panfletagem em frente ao Comitê Majoritário

Recife (PE)
Panfletagem

Florianópolis (SC)
Panfletagem

Manaus (AM)
Panfletagem

Curitiba (PR)
Panfletagem

Goiânia (GO)
Panfletagem

Porto Velho (RO)
Inauguração da Oca de Indígenas e Negros e caminha pelo centro da cidade


Nunca um governo se preocupou tanto com a questão da desigualdade racial no Brasil. A grande maioria dos movimentos negros reconhecem o esforço do governo Lula na criação de políticas afirmativas. Cabe agora ao Congresso aprovar a Lei de Cotas e o Estatuto de Igualdade Racial o mais rápido possível, coisa difícil de acontecer em uma casa onde grande parte dos parlamentares consideram essa uma questão menor ou até mesmo sem sentido, já que para eles vivemos na chamada "democracia racial". Em ano eleitoral a situação se torna ainda mais crítica.

A Lei de Cotas e o Estatuto não devem ser encaradas como esmola, como muitos jornalistas e "especialistas" afirmam, mas sim uma conquista dos movimentos negros que a anos reinvindicam esses espaços.

É apenas uma questão de justiça, já que nesse país sempre houve cotas - 100% para brancos e ricos.

João