:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Foi mal na escola, cuidado com o seu Bolsa Família

quarta-feira, julho 05, 2006

Foi mal na escola, cuidado com o seu Bolsa Família

por Alon

Um artigo do competetente economista tucano Gesner Oliveira, publicado na Folha de S.Paulo sábado último, é a síntese mais completa dos problemas do PSDB na busca de um discurso a respeito dos programas sociais que alimentam a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva. Começa pelo título: Perigos do esmolão.

Se você fosse pobre e recebesse um dinheiro mensal do governo para garantir uma renda mínima, como reagiria a alguém que descrevesse esse benefício como esmola? Ou, pior, como "esmolão", uma rotulação com objetivo nitidamente pejorativo? Mas o equívoco não se esgota no título, percorre o texto com desenvoltura. O objetivo do autor é advertir para "riscos" embutidos no Bolsa Família. O primeiro deles residiria "na baixa (para não dizer inexistente) condicionalidade para o recebimento dos benefícios dos programas agrupados no Bolsa-Família. O requisito de a criança freqüentar a escola é risível. Considerando a qualidade deplorável do ensino básico na rede pública, a mera freqüência é insuficiente para garantir que os recursos aplicados representarão de fato aumento de capital humano em favor dos mais pobres".

Em palavras mais simples, Gesner propõe que a freqüência escolar dos filhos não seja critério suficiente para as famílias receberem a ajuda. Bem, o único outro critério possível seria o aproveitamento escolar. Então, suponho eu, alguém pode estar pensando numa tabela de descontos no Bolsa Família, de acordo com o desempenho da criança no banco escolar. É uma proposta que certamente traria muitos votos para um candidato a presidente. Como piada, é engraçada. O menino (ou menina) chega em casa e dá a má notícia: "Mamãe, fui mal de Matemática neste bimestre, acho que só vamos receber metade do dinheiro do Bolsa Família neste mês. Desculpa, mamãe".

http://blogdoalon.blogspot.com/