:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Lula critica Senado e diz que pobres não dão trabalho

quinta-feira, junho 29, 2006

Lula critica Senado e diz que pobres não dão trabalho

O presidente Lula fez, nesta quarta-feira, duros ataques ao Senado pelo fato de a Casa não ter votado ainda a proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em discurso de improviso num ginásio de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Lula disse que há pessoas que pensam que aprovar uma proposição que repassa R$ 4 bilhões por ano para a educação é beneficiar o seu governo.

"Eu não acredito que tenha gente que pensa de forma tão pequena que seja capaz de prejudicar as crianças pensando que prejudica o presidente da República e o governo federal", afirmou.

No ato de comemoração pelo alcance da meta de 11,1 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, Lula reforçou seu discurso de candidato dirigido aos pobres. O presidente afirmou que seria muito mais fácil administrar o país se pudesse cuidar somente dos pobres porque eles não dão trabalho.

"Seria tão mais fácil governar um país se a gente tivesse que cuidar só dos pobres porque os pobres não dão trabalho. Os pobres não têm dinheiro para protestar em Brasília, alugar ônibus. Eles só vão à igreja rezar. Muitas vezes os governos não olham para eles porque eles não estão fazendo passeatas e protestos. Fazer política para pobre é uma coisa prazerosa", disse.

"O pobre quer apenas um pouco de pão, enquanto o rico, muitas vezes, quando encosta na gente, quer um bilhão. Fazer política para pobre é uma coisa prazerosa, porque a gente sente que a comida chega na casa das pessoas", afirmou.

Lula disse ainda que o governo federal repassou dinheiro do Bolsa Família para todos os prefeitos, mesmo aqueles que "passam o dia inteiro falando mal do presidente". Ao falar do programa, Lula também criticou os cadastros herdados do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele disse que não foi fácil implantar o programa porque os cadastros do antigo Bolsa-Escola e do vale-gás continham muitos erros.