:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Blogosfera

sexta-feira, outubro 27, 2006

Blogosfera

Nos últimos meses, ficou claro que algo mudou na estrutura midiática brasileira do ponto de vista de sua capacidade de formação de opinião. O jornalista Luís Nassif disse, em entrevista ao site Vermelho, que a grande mídia cometeu suicídio editorial nestas eleições. Ele descreve assim a natureza deste suicídio: “No começo do ano passado, alguns colunistas - não oriundos da imprensa propriamente dita -, intelectuais e pessoas do showbiz, basicamente o (Arnaldo) Jabor e o Jô (Soares), começaram uma crítica mais pesada ao Lula e ao PT. Essa crítica, num determinado momento, resvalou para uma posição de intolerância e teve eco na classe média. Quando teve eco, aconteceu algo que, para mim, é o mais inacreditável que eu já vi em mais de 30 anos de jornalismo: a Veja entra na parada e começa a usar aquele estilo escabroso. É inédito em termos de grande imprensa - e é um suicídio editorial. Agora, aquele estilo acabou batendo aqui, em São Paulo, em alguns círculos do Rio de Janeiro, induzindo a mídia a apostar na queda do Lula. Quando não conseguiu derrubar Lula, a mídia enlouqueceu. E então todos os jornais caminhavam na mesma direção. Isso não existe. Todo mundo endoidou”.

Essa loucura, acrescenta Nassif, encontrou um forte contraponto justamente na blogosfera: “na medida em que se criou essa unanimidade na mídia, você descartou públicos: o público engajado, que tem seu pensamento - a favor do Lula e do governo -, e que de repente percebeu que não havia nenhum veículo que fosse justo; e o segundo é um público menor, mas muito influente, que é o público dos formadores de opinião bem informados. Com aquela simplificação com que veio a cobertura, estes setores acabaram se desiludindo com a imprensa. Tudo isso surge num momento em que a internet já tinha massa crítica aí, com os blogs e tudo, para fazer contraponto. E entre os blogs tem de tudo. Aquela diversidade que os jornais ainda tinham e perderam, o pessoal foi buscar na internet. E uma coisa a gente aprende com os blogs: se houver 20 blogs falando ''A'', basta um blog falando ''B'' de forma consistente, que ele inverte e desmascara. Há a interação entre os blogs e seus leitores. Os blogs emergiram como uma alternativa”.

http://rsurgente.zip.net/

1 Comments:

At 20/1/07 12:39, Anonymous Anônimo said...

Ditador Lá e Ditador Aqui !!
Esse é Hugo Chávez
Ditadores disfarçados de Socialistas!!

Muito interessante as atitudes do DITADOR Hugo Chávez no Brasil.
Ele se acha tão poderoso, que se acha no direito de criticar a liberdade de imprensa e um veículo de comunicação no País dos outros.
Na verdade esse ditador só não faz retaliações as Organizações Globo, porque ainda não tem poder para tanto.
Quero ressaltar que não estou aqui para defender as organizações Globo, mas quero com isso pedir a união dos meios de comunicação no Brasil, para que ditadores como esse não comprometa a libertade de imprensa e nossa democracia.
Mas em seu País, ele já estar fazendo isso, acabando com a liberdade de imprensa e a democracia.
O mundo precisa ficar de olho neste Ditador que tem de certa forma o apoio de Lula e deste PT com essa esquerda de ditadura disfarçada de democracia socialista.
Na verdade o Brasil pouco tem a ganhar com esses visinhos.
Exemplo: A Argentina recentemente reclamou do Brasil no tribunal internacional, e o Sr. Celso Amorim ainda achou normal que Argentina reclamasse lá e não dentro do Bloco do Mercosul.
No entanto, o Governo Lula preferiu reclamar dentro do Bloco, aceitando inclusive as ameaças e ser desafiado por Bolívia e mesmo assim não achou necessário que o Brasil fosse reclamar na OMC.
Afinal que Governo é esse que acha e aceita que nossos visinhos tenham mais direitos que o Brasil.
Minha modesta opinião.
Outra coisa, O Lula, + Seu PT, sempre criticaram a Ditadura Militar no Brasil, mas não são corajosos o bastante, para criticar o Ditador Hugo Chávez.
Talvez não seja falta de coragem, e sim omissão e concordãncia com as atitudes do Ditador.
O Perigo é que o Diatdor avança em suas metas, e para tanto busca aliados dentro do Mercosul.

Wellington Amado

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home