:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Quem tem ligação com o crime organizado mesmo?

segunda-feira, setembro 04, 2006

Quem tem ligação com o crime organizado mesmo?

Laudo da PF sobre contas do PSDB-MT completa dois anos

O laudo 481/2004-SETEC-SR-MT, do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, é no mínimo curioso. Elaborado há precisamente dois anos, em 3 de setembro de 2004, e assinado pelos peritos criminais federais Alexandre Henrique Sausmikat e William Gomes Gripp, o laudo descreve o conteúdo de um computador apreendido na empresa VIP Factoring, de Cuiabá.

Os peritos da PF encontraram indicações de que a VIP Factoring repassou R$ 240.418,58 ao Comitê Financeiro Estadual Único do PSDB nas eleições de 2002, chegando ao requinte de anotar até o CNPJ do comitê, 05.191.936/0001-60. A contabilidade é tão detalhada que dá para verificar que, no dia 8 de agosto de 2002, a VIP Factoring recebeu 73 cheques do comitê tucano, no valor total de R$ 186.938,67 – o equivalente a 78% de todos os recursos transacionados entre ambos.


A VIP Factoring não aparece entre as doadoras de campanha do comitê do PSDB em Mato Grosso, e tampouco aparece entre os fornecedores, segundo a prestação de contas apresentada ao TSE. Da mesma maneira, não constam da prestação de contas os donos dos cheques entregues pelo PSDB à empresa, nem como doadores nem como fornecedores.
A VIP Factoring é uma das empresas do grupo do ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, conhecido como Comendador e apontado como um dos chefes do crime organizado no Brasil. Do laudo da PF surgiu uma investigação sobre o caixa-dois do PSDB em Mato Grosso.


Leia sobre essa história aqui.

Blog do Zé Dirceu