:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Tarso: ataques ao PT não são contra defeitos, mas para destruir virtudes

quarta-feira, maio 24, 2006

Tarso: ataques ao PT não são contra defeitos, mas para destruir virtudes

por Cezar Xavier, do Portal do PT

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro, fez críticas contundentes à condução dos ataques ao PT, tanto pela mídia quanto pela oposição, durante discurso na inauguração da sede nacional do PT em Brasília. Para ele, as críticas não têm o efeito de provocar reflexão porque têm um caráter destrutivo.

“Esses ataques que sofremos dolorosamente, nesse período, não foram ataques aos nossos defeitos, mas tentaram destruir as nossas virtudes”, resumiu.

Para o ministro, a oposição e “grande parte da mídia”, querem destruir a memória histórica e política da classe trabalhadora. Esta memória, segundo ele, está sintetizada na história de muitos partidos, mas principalmente da “militância generosa e libertária” que está no PT.

“O PT foi tido pela maior parte da mídia como um partido que estava morto e sem nenhuma possibilidade de recuperação”, falou. Na avaliação de Tarso Genro, a síntese de toda essa cobertura política feita sobre o PT está retratada pela declaração do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), de que estaria livre “dessa raça” pelos próximos trinta anos. “Este tipo de formulação era mais uma torcida do que uma análise histórica do que o PT fez para a revolução democrática no país”, explicou Tarso.

O petista lembrou que, a cada pesquisa de quantificação de dados, apontando a popularidade de Lula, emerge mais uma CPI, mais uma denúncia, mais uma “batelada” de críticas ao PT e ao governo. “O que poderia ser uma oportunidade para nos apropriarmos dessa crítica para mudar nossos rumos, mudar nossa conduta, se mostrou mais uma crítica massiva, destrutiva, reacionária, e que sintetiza uma oposição poderosa, mas já fragilizada”, analisou.

Para Tarso, a nova sede simboliza “a modéstia da nossa história”, mas também resgata “nossa dignidade e significa uma volta profunda a nossa raiz”. Esta raiz, segundo ele, está na volta dos compromissos mais profundos de continuar mudando o país e reelegendo o presidente Lula.

http://www.pt.org.br/site/noticias/noticias_int.asp?cod=43277