:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Brasil é o motor da integração regional, diz chanceler alemão

sábado, maio 06, 2006

Brasil é o motor da integração regional, diz chanceler alemão

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou nesta sexta-feira (5), durante encontro com o chanceler brasileiro Celso Amorim, que o Brasil ocupa uma importante posição de liderança regional na América do Sul
Steinmeier, que está no país pela primeira vez desde a posse da chanceler alemã Ângela Merkel, acrescentou que está impressionado com o papel desempenhado pelo governo brasileiro na política internacional.

"O Brasil é, na América do Sul, o motor da integração regional", observou. "Embora em condições difíceis, é o Brasil que estabelece os objetivos dessa integração regional e leva junto os outros parceiros", acrescentou.

Ele também destacou os avanços brasileiros na área econômica. "Com poucas exceções, os dados econômicos são impressionantes e foi feito o esforço pelo governo de reagir à pressão da globalização, de aproveitar a dinâmica da economia para reduzir as disparidades entre pobres e ricos".

Steinmeier anunciou que Brasil e Alemanha estudam a criação de um fórum permanente para discutir temas ligados à energia. A situação energética não é a mesma nos dois países. O Brasil tem um potencial maior, especialmente no que se refere aos biocombustíveis.
"Nós estamos dispostos a contribuir no campo do conhecimento e com a experiência em termos de tecnologia energética. Vamos poder nos unir ainda mais nesse campo", disse o ministro alemão.

Com informações da Agência Brasil.

Se o chanceler ler os jornais ou assistir o noticiário de hoje irá achar que está no país errado.
João