O Grupo Folha nem disfarça mais
Reparem nessas 2 notícias do Grupo Folha. Percebam como a Agência Folha aborda de forma completamente diferente as críticas mútuas entre Alckmin e Lula:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u76619.shtml
Quando Alckmin tece uma crítica ao presidente Lula, os verbos utilizados pela Folha são: "chamar", "dizer" e "afirmar".
Reparem que quando Alckmin diz que Lula é "cúmplice" do MST, o verbo utilizado para indicar a crítica do tucano é o verbo "chamar", enquanto as críticas dos partidários do PT à FHC são denominadas pela Folha de "ataques petistas".
Prestem atenção na notícia abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u77356.shtml
Percebam a diferença gritante na forma como a Folha aborda uma situação exatamente igual a retratada na notícia anterior. Os verbos utilizados são muito mais ostensivos quando a crítica parte de Lula. Ao invés de "chamar", "dizer", "afirmar", os verbos utilizados são: "atacar" e "alfinetar".
Novamente, a palavra "ataque" aparece para descrever uma crítica petista aos tucanos.
Quando o PT critica o PSDB é ataque petista, alfinetada. Quando o PSDB critica o PT é apenas uma afirmação. É essa a mídia independente e imparcial que temos no Brasil.
João
5 Comments:
Verdade Joao, da pra perceber a diferenca, e o pior eh q nao sao apenas nessas noticias. Mande estas obervacoes para o PT denunciar cara...
Abracos
Cara!!!!
Era isso que eu tinha em mente. Só que não consegui fazer... Posso utilizar no meu Blog???
acho que vocês estão exagerando. Malhando a Folha? Dos grandes, o mais imparcial! Por que não falam mal do Estadão, do Globo??? O grupo folha não é tudo isso também. Domingo eles vão dar um empurrão na candidatura do Lula, com a nova pesquisa do datafolha, jogando o picolé de chuchu lá pra baixo, junto com o Garotinho...
Eu leio a Folha e apoio Lula! E adoro a Folha!
Thiago,
voce provavelmente deve estar falando de alguma outra Folha. Folha da manhã, Folha de Piraporinha, ou qualquer uma outra. A Folha de São Paulo é uma das mais atuantes na tentativa de derrubar o governo. A vereadora do PT, Soninha, tem um blog hospedado na Folha Online em que ela falava de diversos assuntos, inclusive política e denunciava a cobertura tendenciosa da mídia sobre a crise. A Folha, simplesmente censurou a sua contratada. Ela está proibida de falar sobre política.
Voce provavelmente se enganou.
Conheci seu trabalho pelo seu colega Eduardo Guimaraes. Acho super necessario e oportuno toda atividade voltada a esse objetivo, ou seja esclarecer o maior numero de pessoas possivel acerca dessa "nossa" imprensa "golpista" e repugnante. "Catei" essa materia das "comparacoes" e ja estou procurando passar para frente. Eh isso ai.
Postar um comentário
<< Home