:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: O que está em jogo no dia 1º de outubro

terça-feira, setembro 26, 2006

O que está em jogo no dia 1º de outubro

por José Dirceu

Não se trata de vencer por vencer. E não se trata do PT. O que está em jogo é o Brasil, o futuro do país, o seu rumo. Nada pode apagar os quatro anos de governo Lula, resultado de nossa vitória em 2002. O balanço é o próprio povo que está fazendo. Mas ainda há muito para fazer a fim de que o Brasil cresça e acabe com suas desigualdades sociais históricas.
A reeleição de Lula é fundamental, não só para avançar no projeto de desenvolvimento, mas, principalmente, para iniciar uma ampla reforma democrática no Estado brasileiro, começando pela reforma político-eleitoral.


No início de 2004, a oposição rompeu o pacto democrático e iniciou, com amplo apoio de grande parte de nossa mídia, uma escalada para desestabilizar, derrotar e, se fosse possível, derrubar o governo Lula. O uso aberto e sem pudor das CPIs para esse fim está comprovado na recusa, sem vacilações, do PSDB e do PFL em permitir CPIs sobre seus governos estaduais. E, agora, do PSDB de Piracicaba (SP), que acaba de arquivar um pedido de investigação parlamentar sobre as relações de Barjas Negri (ex-ministro da Saúde e ligado a José Serra), o empresário Abel Pereira e a máfia das ambulâncias.


A oposição não vacilou em apelar abertamente para o golpe, como o fez pela voz autorizada de um ex-presidente da República e seu líder inconteste. A base de nossa democracia é o voto universal. Mas, durante toda a campanha eleitoral, o que vimos foi uma tentativa canhestra e antiga, como aquela praticada pela UDN nas décadas de 50 e 60, de desqualificar o voto popular. A oposição não teve pejo de representar no Tribunal Superior Eleitoral contra a candidatura Lula, sem ter nenhuma evidência, indício ou prova que envolvesse o presidente e os recursos de sua campanha no caso do dossiê Serra.


Não temos salvação fora da legalidade e da democracia, fora das instituições. Aqueles que nos acusam de aparelhar o Estado não podem, abertamente, politizar e partidarizar a ação da Justiça Eleitoral e nem pretender substituir o voto pelo Tribunal Superior Eleitoral, retrocedendo às piores práticas da República Velha.


O princípio sagrado da democracia (“a cada cidadão um voto”) não pode ser substituído pelo veredicto de uma dezena de homens. A igualdade de condições para a disputa do voto não pode ser desequilibrada pelo uso da mídia na campanha, pela partidarização aberta e completa do noticiário e pela manipulação dos fatos.


Nunca, na história recente do Brasil, assistimos uma tão despudorada ação dos meios de comunicação contra um governo e uma candidatura, sem falar na campanha contra o PT. Nossa vitória, no primeiro turno, será, também, uma resposta clara e dura do povo a essas práticas antidemocráticas e permitirá ao país avançar na consolidação de nossa recente democracia.
Como sempre, a militância do PT fará a diferença. Precisamos da mobilização e da arrancada final da última semana, precisamos fiscalizar a eleição no dia 1º, é isso que vai garantir nossa vitória no primeiro turno.
Com a força do povo, Lula de novo.

2 Comments:

At 26/9/06 11:25, Anonymous Anônimo said...

José Dirceu é um revolucionário, um patriota.

Já esta na História do Brasil.

 
At 26/9/06 19:48, Blogger Raphaël Valyi said...

Eh Dirceu,

vc foi sacrificado para salvar esse governo. Tomarão que vc volta por ai depois do Brasil se livrar um pouco dessa imprensa manipuladora. De qualquer jeito a Historia já gravou seu nome.

Vocês conseguiram o poder politico, agora e preciso livrar a imprensa, é importantíssimo. Imprensa que nem a Veja consegue apodrir gerações de "citadçãos do bem" o pior: estudantes... Só que apesar que eles sejam poucos, eles tem mas poder do que os pobres que conhecem a verdade por vive-la. Sou engenheiro, triste de ver quantas gerações de engenheiros quem tem consciência fudidas pela Veja ate na USP o Unicamp...

Triste ser francês e não puder votar quando é no Brasil que a historia esta sendo escrita. VIVA LULA! Comemoraremos ate Paris!

 

Postar um comentário

<< Home