:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Mais um golpe no Brasil?

terça-feira, setembro 19, 2006

Mais um golpe no Brasil?

O ódio de classe da oposição ultrapassou todos os limites nesses dois últimos anos de governo Lula. No início de 2006 ensaiaram um golpe branco fantasiado de impeachment, mas desistiram por achar que a estratégia de fazer o candidato petista sangrar até as eleições seria mais cômoda e evitaria um indigesto enfrentamento popular. Naquela época, tucanos e pefelistas apareciam nas entrevistas reluzentes, pois como confirmou Jorge Bornhausen, eles não estavam preocupados com a crise institucional, mas sim felizes, já que ficariam "livres dessa raça pelos próximos 30 anos". Calcularam mal. Lula disparou nas intenções de voto. Depois com a invasão do MLST ao Congresso, foi a vez de ACM destilar seu veneno golpista ao clamar, com todas as letras, pela presença das Forças Armadas para derrubar o presidente Lula. Mais tarde, foi a vez de FHC lamentar a falta de um Carlos Lacerda, o maior golpista da nossa história política, para "botar fogo no palheiro". Apesar de toda essa agitação política, não foram competentes o suficiente para derrubar Lula.

Então, que fique bem claro com que tipo de gente estamos tratando. Esse mesmo grupo político sempre desfilou livremente pelas salas do poder e, desde a eleição de Lula, foram obrigados a ficar no hall de entrada. E não estão acostumados com isso.

Não é possível que alguém ainda acredita nessa história absurda da compra de dossiês. A imprensa, o braço direito do golpe, insiste na pergunta: "De onde veio o dinheiro?". A pergunta é pertinente, mas não menos que tantas outras como: "Por que o PT pagaria 2 milhões por documentos cujo conteúdo já havia sido publicado na internet?" ; "Por que Lula arriscaria sua ótima reputação na reta final de uma eleição praticamente decidida?" ; "Qual interesse teria o PT em um dossiê que efetivamente não incrimina o Serra?". Esses questionamentos não estão sendo feitos por pura má fé.


Essa história está esquisitíssima e nos faz lembrar outras sujeiras promovidas pelos mesmos golpistas. Será esta outra armação daqueles que não admitem Lula na presidência? Não há porque duvidar. Pra quem presenciou a edição do debate Collor x Lula e a exploração do caso Lurian em 89, a armação atual não seria nenhuma surpresa. Que se investigue a fundo, porque o cheiro dessa história não está nada bom.

Ontem, Bonner e Fátima Bernardes deram a notícia em tom apocalíptico, deixando claro que o terreno do golpe está sendo preparado. Um nojo. Um golpe está sendo articulado e tem como um dos protagonistas a grande imprensa ligada à oposição. Não é a toa que muito dos políticos que querem derrubar Lula são donos de grandes veículos de comunicação espalhados pelo país. A questão é: Terão condições políticas para isso? Ou vão novamente esbarrar naquele velho problema chamado povão?

Como vimos acima, inúmeras foram as demonstrações das dificuldades que esses velhos políticos têm em conviver com a alternância de poder e as regras do jogo democrático. Não admitem a ascendência de um novo grupo político e por isso não medirão esforços para voltar a mandar no Brasil para defender os interesses da minoria que representam. Que fique claro o caráter golpista dessa oposição. A grande maioria desses sujeitos foram sustentáculos da ditadura militar e não querem saber de largar o osso por mais um quadriênio. Só posam de democratas quando estão no comando, quando perdem seus instintos autoritários e golpistas falam mais alto. Não é a toa que, neste ano, já bradaram pelos militares e resgataram a memória de Lacerda.

É hora do presidente Lula e o PT partirem para o endurecimento com esses anti-democratas. Um endurecimento dentro dos limites impostos pela democracia. Chega de contemporizar com gente que não respeita as regras do jogo democrático.

Se eles decidiram radicalizar o debate partindo para uma venezualização do processo político, que Lula faça o mesmo. Condições materiais para isso existem. Lula tem apoio de mais da metade da população brasileira, a maioria pobre. Não vão deixá-lo na mão se o presidente pedir o apoio nas ruas.

Que os golpistas tentem a sorte. E que o povo saia às ruas.

João

3 Comments:

At 19/9/06 13:54, Blogger Ubiratan Rosa Passos said...

Taí, João Carlos! Gostei do deu comentário.
Aliás, acho que o Lula já deveria ter endurecido com essa canalhada a mais tempo.

 
At 19/9/06 15:52, Anonymous Anônimo said...

Não acho bom não; a direita daqui é mais competente que a da Venezuela e há muito tempor prepara uma resposta ao que chamam de "chavismo" de Lula.

 
At 20/9/06 19:41, Anonymous Anônimo said...

Maravilha de texto!

demorou pra endurecer com esses canalhas!

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home