:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Torturando os números

quarta-feira, maio 31, 2006

Torturando os números

por Soninha

Image Hosted by ImageShack.usAcabo de mandar um e-mail para o ombudsman da Folha (já que o UOL não tem...). (Sei que fazem parte do mesmo grupo mas são coisas diferentes; em todo caso, ele deve saber para quem encaminhar na redação do UOL, e eu não sei). Eis o que escrevi:

"Uma notícia está em grande destaque na página de abertura do UOL: "Ministério privilegia verba para cidades petistas". (Sem o "privilegiaria" de praxe quando se trata de acusação não comprovada...).


Não duvido NADA que coisas assim aconteçam, a torto e direito (ou à direita e à esquerda...). Falando sério, SEI que acontecem, infelizmente. E por isso li a notícia com atenção, para ver se há mesmo fortes indícios de irregularidade (e mais um motivo para desgosto).


Pois a "notícia" em si conta com um vício muito sério, ainda que as suspeitas possam ser procedentes.


O site Contas Abertas publica uma lista de "101 prefeituras beneficiadas, cujos valores representaram 92,2% do montante total empenhado". Vi a lista -- ela simplesmente inclui sete estados, entre eles a Bahia de Antonio Carlos Magalhães, citado pelo site como alguém que atesta as irregularidades...

Ou seja - um site que se propõe a ser transparente e correto com os números não pode cometer um erro grosseiro e incontestável como esse. Quando diz que "28 prefeituras petistas fazem parte da lista", erra -- são 26 prefeituras e 2 estados. E quando afirma que essas 101 “prefeituras” ficaram com "92,2% do montante empenhado", esse cálculo também precisa ser refeito... (Só o governo do Amazonas, do PPS -- se não me engano, de oposição... -- recebeu 29,250 milhões).

Esses são os fatos objetivos, que acho impossível considerar irrelevantes. Mas há outras contestações possíveis, mais subjetivas, que acho importante ressaltar. Por exemplo: umas das maiores dotações, 19,695 milhões, se destinou à prefeitura de São Paulo, com tudo o que ela representa de oposição (PSDB e Serra). Excluído esse valor, as demais prefeituras escolhidas para a lista representariam quanto por cento, afinal, do valor empenhado?
Por isso, recomendo mais seriedade e cautela ao UOL antes de dar tamanho destaque a notícias fornecidas/ apuradas por terceiros... No mínimo, o tratamento subjuntivo do verbo, em vez de acusação categórica.

Grata pela atenção,
Soninha Francine - vereadora PT/SP"

PS: escrevi para o Contas Abertas para reclamar dos estados incluídos na lista de prefeituras, e pedir que revejam o cálculo dos valores. Recebi prontamente uma resposta, agradecendo a atenção e dizendo que o texto já foi corrigido. Entrei de novo depois disso, e não tinha sido ainda não...

3 Comments:

At 11/6/06 22:05, Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 4/7/06 11:14, Anonymous Anônimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 
At 21/7/06 04:53, Anonymous Anônimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

 

Postar um comentário

<< Home