:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Deixa os números falarem

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Deixa os números falarem

Retirado do Blog da Soninha

Como se costuma dizer, se você torturar os números, eles dizem qualquer coisa que você queira.

Grande destaque hoje no noticiário é a informação de que a Telemar gasta quase 5 milhões por ano em patrocínio à Gamecorp, empresa de videogame do filho do Lula. Segundo a reportagem da Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u75907.shtml), "a Telemar argumenta que se trata de um investimento estratégico, com bom retorno e que visa atingir um público específico".

Sem conhecer o produto e o mercado a que ele se destina, fica difícil descobrir se o argumento se sustenta ou não. Então vamos aos fatos:
1) Qual é o produto anunciado? Telefone celular e serviços de forte apelo junto ao público jovem: "download de protetores de tela, ringtones e clipes que tenham conexão com os games". Então me parece que o público alvo de uma TV de games é adequado...
2) E o retorno, é bom mesmo? Segundo tabela divulgada no blog do Fernando Rodrigues (http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2006_02-17_06_24_42-9961110-0), a audiência dos programas de TV da Gamecorp chega a ser O QUÁDRUPLO da audiência da MTV no mesmo horário (que, naturalmente, tem um público de perfil semelhante ao atingido pelos videogames - jovem, fissurado em cultura pop, tecnologia e consumo...). São 197.960 espectadores do programa G4 Brasil contra 48.050 na MTV no mesmo horário, segundo o Ibope.

Pois bem: quanto a Telemar gasta em patrocínio à MTV em um ano? Tá lá no Fernando Rodrigues também: são DOZE MILHÕES E MEIO previstos para 2006. Mais que o dobro do investimento, pela metade, se tanto, da audiência (no horário em que os dois programas concorrem diretamente).

Por que é suspeito a Telemar gastar 5 milhões/ano na Gamecorp e não é suspeito investir 12 e meio na MTV?

No mesmo post em que traz essas informações, Fernando Rodrigues estranha: "Fábio Lulinha consegue o prodígio de arrancar da poderosa telefônica o equivalente a 20% do que a Telemar investe na Globo". A MTV da família Civita (a mesma família que comanda a VEJA - comentário meu) arranca o equivalente a 50% do que a Telemar investe na Globo.O triplo do que é investido no SBT.

Estou sendo simplista e comparando alhos com bugalhos de proprósito. O público da MTV é direcionado, "segmentado", com poder de compra superior ao de boa parte do público da Globo, etc. O mercado sabe disso muito bem. Não quero que a MTV fique sem seu patrocínio, de jeito nenhum! Mas faço isso só pra chamar a atenção para o descabimento do espanto causado com o investimento na Gamecorp. Os números falam por si, mas eles são escandalosamente ignorados quando convém.Como eu costumo dizer, na atual crise, um petista sofre em dobro: com as acusações justas (dóem mais na gente) e as injustas.

2 Comments:

At 20/2/06 16:36, Blogger Guina said...

Caro João, parabens pelo Blog. Continue a denunciar esta oposição fascista.
http://tribunapetista.blogspot.com/

 
At 20/2/06 16:47, Anonymous Anônimo said...

Muito bom o Blog, parabéns...

Já estamos te favoritando em dois blogs:

Notícias do País
http://noticiasdopais.blogspot.com/
e
A Esperança Virando Realidade
http://marcos-lula.blog.uol.com.br/

Saudações PeTistas...

Abraços!!!

 

Postar um comentário

<< Home