:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Play it again, Jango!

domingo, outubro 01, 2006

Play it again, Jango!

O texto que escolhi para encerrar minhas contribuições à campanha eleitoral brasileira de 2006, e que reproduzo abaixo, é da pesquisadora de Comunicação da UFRJ profª Ivana Bentes. Foi encomendado pelo caderno "Mais" da Folha de São Paulo. Seria publicado no próximo domingo. Ivana produziu e enviou o texto ao jornal. Hoje, véspera da eleição presidencial, foi informada de que não será publicado. Motivo: o texto está "fora do foco". Assim, como o conceito de liberdade de expressão da FSP lhe turva a observação do tal "foco", colaboro com tantos outros como eu que adoraram o texto e também o ajudo a circular por aí... Eduardo Guimarães

Play it again, Jango!
Ivana Bentes
Morri no exílio, na província argentina de Corrientes, em 6 de dezembro de 1976, sozinho, vítima de ataque cardíaco, numa fazenda da fronteira. Tentava voltar para o Brasil, de onde me expulsaram com o Golpe Militar depois que anunciei, no dia 13 de março de 1964 num comício para 150 mil pesssoas na Central do Brasil que iria fazer a Reforma Agrária, Urbana, as reformas na Educação, a Reforma Eleitoral, Tributária...
Não deixaram fazer nada e me derrubaram! As forças mais conservadoras da sociedade Brasileira se uniram e foram convocadas a me depor, toda a imprensa ficou contra mim, Esse já era o terceiro golpe midiático-militar, botaram a classe média horrorizada na rua, as senhoras da TFP, editoriais alarmistas e moralistas, páginas e páginas de jornais, rádio, Tv. Assustaram todos até que cai no dia 1º de abril de 1964.
Não adiantou, estou de volta! Não sei como, só sei que eu João Jango Goulart, ex-presidente deposto, retornei, é dia de eleição e estou concorrendo de novo para Presidente do Brasil. Mudei de partido. Estou grisalho, perdi um dedo da mão (onde?) e me dou conta que as forças que me derrubaram em 1964 estão quase todas ai. Continuo com apoio popular, estou com enorme vantagem nas pesquisas, mas por que os jornais dos últimos meses são todos contra mim e meu partido? Estou sendo de novo linchado? Em 64 diziam que eu ia implantar o Comunismo no Brasil e agora que estou implantando a Corrupção em Pindorama!
Meu assessor me informa que vamos assistir a fita com o meu debate na Televisão. Estou reconhecendo o pessoal da pesada de 64. Então tenho uma visão exata de quem eu sou e o que represento no Brasil de 2006, me vendo pelos olhos dos meus inquisidores. Roda o VT. Não, dá um Play. Play it again, Jango! Ouço, e então presente, passado e futuro se dobram na tela da TV.
Entrevistador e dono de uma empresa de TV.
_ Sr, Presidente, de todas as reformas que o senhor propôs, uma é a mais perigosa de todas, é um acinte aos empresários da Comunicação, de Rádio e TV. Sr. Presidente, o senhor tentou entrar na nossa caixa preta, regular nossas empresas com uma Agência. Nos somos contra, Sr. Presidente! Onde já se viu? Deu está dado! Não queremos ninguém novo no negócio. Canal de TV pra Ong, pra Universidade, pra favela? Eles não precisam de nada disso e ainda fazem uns vídeos que são umas porcarias. Qualidade temos nós com essa imagem plastificada, atrizes esticadas digitalmente, programas incitando à delação. Eles a gente emprega pra figuração, usa para vender celular e fazer propaganda da nossa diversidade cultural. Os pobres tem estilo, são vibe, hiper, mob, servem pra vender quinquilharia e show. Mas dar canal de Tv pra essa gente, Presidente?
Jango. Eu tenho um ministro da cultura que é músico e negro e quer botar ilha de edição, câmeras de vídeo e internet de graça por onde der. É o início da Reforma da Cultura, da Educação, da Comunicação, junto com o Fundeb, o Fundo para a Educação, que eu criei lá em 62, e reeditamos agora. Por que ninguém fala do FUNDEB?! Eu tenho orgulho de estar implantando o Fundeb!! As cotas no Brasil! Estou botando os negros e os pobres dentro da Universidade. Temos que acabar o vestibular, tornar o acesso universal. Além disso eu criei o Bolsa Família, tirando um contingente da miséria, é a maior transferência de renda já feita nesse país. Eu apoio o MST, os Sem-Terto! Me deixem fazer as Reformas! As novas e aquelas, que vocês abortaram em 64!
Professor-Doutor-Pesquisador
_Desculpe, sr. Presidente. Eu fiz mestrado com bolsa Capes, doutorado com bolsa sandwich em Paris VIII, CNPQ, e tive bolsa de pós-doutorado em Oxford. Meus alunos têm bolsa de iniciação artística, científica, extensão... Mas eu sou CONTRA a Bolsa Família!!! É assistencialismo dar 50 reais (é muito, acostuma mal) para pobre. Populismo, sr. Presidente! Minhas bolsas eu ganhei todas por mérito. MÉRITO! E olhe que sou bolsista há 10 anos! Deus me livre perder minha bolsa!
Antropóloga, antes de entrar na roda de debate.
_ Ô diretor, chama um negro ai para aparecer no programa, mas tem que ser contra as cotas. A gente é branco, professor-doutor, não vale. É pro povo entender que é uma merda, que eles tem que entrar para a Universidade sozinhos, por mérito, se não vai cair o nível da universidade. Botar um antropólogo branco, louro de olhos azuis falando mal das cotas não vale, vão cair de pau na gente. Tem que ser negro falando mal das conquistas dos negros.
Diretor de TV
_Você sabe, a gente detona as cotas diariamente nos editoriais, colunas, manchetes, mas nas novelas tem que ser a garota negra com o galã branco. Botamos na tela uns negros limpinhos, bonitos, cheios de dignidade. Provamos que eles vão vencer sozinhos. COTA pra que? Nunca fomos racistas! Querem criar o racismo no Brasil, senhor presidente, O senhor está muito mal assessorado nessa área. Aliás, não vai ter cota para negros em empresas de TV, vai? Deus me livre! Não dá pra fazer Escrava Isaura no Leblon.
Entrevistador-cronista-consultor
_Sr. Candidato, o senhor está na frente das pesquisas, mas como esse povo ignorante, desdentado, feio, pode decidir por mim? EU que frequentava o Palácio do Planalto, que era amigo e confidente do sociólogo, seu cronista-conselheiro. EU que sou especialista em pornografia política. Achei que poderia ser de direita mas escrever genialmente como o Nelson , mas não tenho esse talento. Estou aqui me olhando na TV e só vejo um publicitário mal sucedido, porque o MEU candidato a presidência vai perder as eleições e meus amigos vão ficar fora do poder. Sou a encarnação das forças do ressentimento. Pelo menos sou psicanalizado, me acho um crápula, mas tudo bem. Os empresários me pagam 10, 20 mil por palestra ou consultoria para EU anunciar o Apocalipse. Não tenho o que perguntar só queria dizer olhando bem na sua cara. Eu te odeio, Sr. Presidente e morrerei escrevendo contra tudo o que o senhor significa (baba).
Apresentadora de TV. Então Sr Jango, depois de ouvir isso tudo sobre o seu governo, o que significará a sua reeleição?
Jango: “O triunfo da beleza e da justiça”. E não me chamem mais de Jango, o ex-presidente morreu, no golpe de 64, exilado na fronteira, em 1974. O novo presidente nasceu das crises que vocês criaram, tentando me derrubar , uma duas, três, quantas vezes? Não estou mais só, em 2006, tenho 55% das intenções de votos, atingi o coração do Brasil, sou uma radicalização da democracia. Meu nome é Muitos. Sou uma potência da Multidão.

Ivana Bentes, pesquisadora de Comunicação da UFRJ

Texto extraído do site http://edu.guim.blog.uol.com.br/

11 Comments:

At 1/10/06 07:11, Anonymous Anônimo said...

Mamma mia, que texto idiota! Ainda bem que ninguém lê este blog.

 
At 1/10/06 08:24, Anonymous Tico said...

Parabéns pelo texto, parabens para a uatora e para voc~e por eter escolhido esse demosntrativo da realidade para explicar a situação que estamos vivendo.
Mas não perdi ainda a esperança, havemos de vencer essa corja encastelada nos jornais e TV's que querem continuar a nos manobrabrar como se fossemos gado.
Mas sabe, é o costume...

 
At 1/10/06 08:26, Anonymous Tico said...

Parabéns pelo texto, parabéns para a autora e para você por ter escolhido esse demonstrativo da realidade para explicar a situação que estamos vivendo.
Mas não perdi ainda a esperança, havemos de vencer essa corja encastelada nos jornais e TV's que querem continuar a nos manobrar como se fossemos gado.
Mas sabe, é o costume... E eles não querem perder esse domínio da paí.

 
At 1/10/06 08:26, Anonymous Tico said...

Correção - do país.

 
At 1/10/06 09:41, Anonymous Anônimo said...

Tico é um neurônio?

 
At 1/10/06 10:54, Anonymous Tico said...

Claro! Mas junto com o Teco já somos dois. E comparado com os que se deixam emprenhar pelos ouvidos, pelos que deixam a mídia fazer a cabeça deles, somos mais nós com nossa capacidade reduzida de raciocínio.
Em resumo, o Tico e o Teco juntos, funcionam muito mais do que bilhões de neurônios deformados os alienados, sem opinião própria que seguem como gado o que a mídia quer.

 
At 1/10/06 11:07, Anonymous jose justino de souza neto said...

Ó genial anônimo, se ninguém lê este blog o que é que você fez então, palerma?

Atacar a outrem anonimamente é típico de indivíduos que tem desvio de caráter. É típico de indivíduos traiçoeiros e traidores.

Ao atacar o Tico da forma que fez, ó anônimo de inteligência extraordinária, voce se revelou.

Entendeu, ou quer que desenhe?

 
At 1/10/06 12:44, Anonymous Tico said...

José Justino,

Estamos acostumados com esse tipo de gente no nosso blogg www.novoticoeteco.blogspot.com

A NET tá ceia de pulhas iguais a esse.

Não importa o que dizem, pois, quem fala o que quer, costuma ouvir o que não quer, não é assim o dito popular?

O que não conseguimos entender é por que pessoas contrárias ás idéias veiculadas em um blogg, entra para tentar avacalhar,

Quando nós entramos em um blogg que não comunga com nossas idéias, costumamos apenas ler para nos informar do pensamento da turma, e respeitando a opinião do post ou dos comentários, saimos sem escrever nada.

Mas existem pessoas que não aceitam que se pense diferente deles, você já ouviu falar de ditadores? Se quiser ver como eles se manifestam é só assitir a rede Globo, ler a Veja, o Estadão ou a Folha...fica tudo muito claro.

Mesmo assim, obrigado pela força.

 
At 1/10/06 23:16, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 2/10/06 11:48, Blogger Tico e Teco said...

Espero que esse bçog continue a luta nesse segundo turno. Visto que a mídia é contra, que nós sejamos a favor.
É calro que não pretendemos ter a força da midia, mas não podemso nos furtar a fazer a nossa parte.
Amigo bloggueiro conto com sua excelente atuação para informar a população da verdade.

No Tico e Teco, continuaremos a fazer a nossa parte.

 
At 3/10/06 23:08, Anonymous Anônimo said...

Lindo este texto da Ivana Bentes. Gosto dela desde as madrugadas da TV Educativa no programa "Curtas Brasil" sobre cinema.
PS: Esse publicitário mal sucedido de que ela fala, certamante, é o Arnaldo Jabá.

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home