:: Blog da Reeleição .:. LULA 2006 ::: Sutilezas da contra-informação

quarta-feira, agosto 09, 2006

Sutilezas da contra-informação

Às vezes nos deparamos com frequentadores de blogs que não só confiam piamente na mídia como se revoltam quando alguém a questiona.

Para aqueles que utilizam os informes da Globo News, com o sistema SKY, via satélite, a pérola de contra-informação apareceu na tarde daquele dia num comentário a respeito de combates na cidade de Bint Jbeil, no sul do Líbano (destaquei duas palavras no texto que, logicamente, não foram apresentadas assim pelo programa):


"Um porta-voz das Forças armadas (Israel) afirmou que dois soldados morreram em confronto com homens do Hezbollah e que o terceiro foi assassinado em um outro conflito na cidade.

-Durante a operação em Bint Jbeil, as forças israelenses mataram pelo menos cinco terroristas - acrescentou o porta-voz".

Noam Chomsky, na época da guerra do Vietnã, alertava para esse tipo de manipulação da informação. O texto pode levar o leitor desavisado a assumir imediatamente o lado do "mocinho" que apenas elimina inimigos enquanto o outro lado é um bando de assassinos.

Os editoriais e os comentários a respeito do escândalo dos sanguessugas, feitos por jornalistas da mídia empresarial também costumam apresentar versões de fatos que interessam apenas às suas posições políticas.

Obs.:
A foto do Chomsky foi retirada do site www.usc.br/Edusc/noticias/noam_chomsky.htm

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home